5 cuidados que você deve tomar ao negociar um imóvel em Capão da Canoa

8 minutos para ler

Se você vai negociar um imóvel em Capão da Canoa pela primeira vez ou já negociou, mas acha que sempre pode aprender mais, este artigo é para você. 

Isso porque são muitos são os pontos que o comprador precisa ficar atento para garantir uma negociação segura:

  • Documentação;
  • Forma de pagamento;
  • Localização;
  • Estado de conservação;

Essas e outras questões que contaremos abaixo precisam ser avaliadas antes de bater o martelo e é claro que nesse contexto a ajuda de um corretor de imóveis especializado pode fazer toda a diferença para você sentir que está no caminho certo. 

Neste artigo, veja como garantir que o seu negócio seja bem feito e aproveite para verificar as principais formas de negociação e qual se encaixa melhor com o seu perfil. 

5 cuidados para negociar + dicas para não ter prejuízo

1. Localização: os bairros mais assertivos para investir 

Praça-do-estado-de-israel

Pode ser até um pouco óbvio, mas a localização é um ponto que precisa ser muito considerada antes de o comprador bater o martelo e negociar um imóvel em Capão da Canoa. 

Se você tem a ambição de adquirir um apartamento que se valorize com o passar dos anos, o ideal é priorizar bairros como Centro, Navegantes ou Zona Nova.

O investimento no Centro é quase autoexplicativo. Trata-se da região onde tudo acontece em Capão da Canoa e também onde o comprador terá acesso fácil (e a pé) a shoppings, restaurantes, bares e lojas de todos os segmentos. 

Os prédios podem ser um pouco mais antigos, mas essa característica não invalida o potencial de valorização do imóvel se ele estiver em bom estado de conservação.

Veja também: 5 fatores que mais valorizam imóveis em Capão da Canoa

Enquanto isso, o Navegantes é o bairro mais moderno e bem cuidado de Capão da Canoa.

É lá que estão localizadas as edificações mais luxuosas e imponentes do litoral gaúcho. Por apresentar essa característica de alto padrão, também acaba sendo a região mais valorizada da cidade. 

Importante salientar que apesar de ser majoritariamente residencial, o bairro abriga diversas conveniências para garantir as compras do dia a dia e alguns dos melhores restaurantes, bares e cafés de Capão da Canoa. 

Por fim, o Zona Nova é o bairro mais familiar e tranquilo de todos. Ele encontra-se em grande desenvolvimento imobiliário, pois grandes construtoras começaram a levantar suas edificações por lá. 

Dificilmente quem adquire um imóvel e mora na região se arrepende, afinal além de tranquilo, ele também possui um comércio pequeno que atende às necessidades dos moradores, além de praças bem cuidadas.

A possibilidade de interação com os vizinhos também forma um senso de comunidade muito característico do Vila Nova. 

2. Documentação: burocracia necessária 

Seja para morar ou investir, a compra de um imóvel precisa ser muito assertiva e, de preferência, não pode deixar “pontas soltas” no processo de documentação. 

Falamos isso, pois trata-se de um processo fundamental para que o comprador tenha segurança de que fez um bom negócio e não enfrente dores de cabeça lá na frente. 

Uma das formas de garantir que essa documentação esteja em dia é contar com o suporte de uma imobiliária de confiança que pode, inclusive, sugerir a contratação de um advogado imobiliário para verificar tudo isso no detalhe.

Veja também: Como escolher uma imobiliária em Capão da Canoa 

É esse profissional que fica responsável por fazer a análise completa da documentação do negócio, incluindo:

  • Matrícula do imóvel atualizada;
  • Certidão negativa de débitos de IPTU;
  • Certidão negativa de débitos condominiais;

Importante: a verificação da certidão de ônus, ou seja, se o imóvel pode vir a apresentar alguma restrição no futuro ou se está penhorado, por exemplo, também inclui esse trabalho de análise. 

Os detalhes do contrato e as garantias do vendedor e do comprador também são esclarecidas nessa etapa e possibilitam a satisfação de ambas as partes na negociação. 

Leia também: Despesas com cartório na compra de imóvel: Quais são e quem deve pagar

3. Avalie o estado do imóvel 

Evidente que uma das primeiras características que o potencial comprador avalia durante a visita para comprar o apartamento é o seu estado de conservação.

Nada mais desanimador do que entrar em um imóvel e verificar que o piso está solto, as paredes mal pintadas ou que o espelho do banheiro está oxidado. 

Mas calma, nem tudo é tão ruim assim. 

Você pode anotar esses descuidos e negociar com o vendedor um desconto considerável! 

banner-blog

Detalhes assim são fáceis de serem reparados.

A atenção maior que você precisa ter, porém, é com relação à qualidade da obra. 

Por isso, uma dica é verificar o histórico da construtora e até mesmo bater um papo com os vizinhos do prédio a fim de garantir que problemas mais complexos como infiltração ou falhas nas instalações elétricas e hidráulicas não sejam uma ingrata surpresa lá na frente. 

Você pode se interessar: Imposto sobre o Lucro Imobiliário: Como calcular, Quanto Pagar e Situações de Isenção

4. Formas de pagamento 

negociação de imóvel formas de pagamento

A forma de pagamento do imóvel influencia não só no preço, mas também no tipo de apartamento ou de casa que estará disponível para você comprar. 

Quem escolhe pagar à vista, por exemplo, tem acesso a uma gama de imóveis que nem sempre estaria disponível no prazo.

Isso acontece porque há vendedores que não aceitam pagamento a prazo e oferecem o “filé mignon” dos seus imóveis somente para quem pagar em cash. 

Se esse for o seu caso, faça valer o pagamento à vista e exija as vantagens. 

O pagamento a prazo também pode ser vantajoso. Mas é preciso ficar atento e verificar se o valor oferecido não está consideravelmente muito mais alto só porque será vendido em 78 ou até 100 vezes. 

Pesquise o valor de mercado, negocie e tente chegar em um meio termo. 

Por outro lado, quem escolhe o financiamento tem o poder de pagamento à vista e, claro, consequentemente pode negociar o valor do imóvel. 

Para que esta opção seja mesmo vantajosa, o ideal é garantir que aquele imóvel tenha um alto potencial de valorização a ponto de ser superior à correção aplicada pelo juro. 

A única desvantagem dessa opção é que nem todos os imóveis estão aptos a se enquadrar na opção do financiamento. Ou seja, o comprador perde uma fatia do mercado. 

 Isso acontece porque leva algum tempo para que seja feita a individualização da matrícula – uma média de um ano a dois -, mas nada que impeça você de encontrar um imóvel do seu agrado. 

5. Escolha uma imobiliária de confiança e ainda economize

Acredite: um dos cuidados mais importantes que você deve tomar ao negociar um imóvel é escolher uma imobiliária de confiança. 

Isso porque os corretores sabem bem o que pode encaixar no seu perfil de compra e trabalham para se atualizar diante das oportunidades. 

Mas não é só isso. 

Diferente do que muitos acham, ao invés de ser um gasto, contar com esse suporte pode gerar economia. 

Isso acontece porque os corretores realizam um trabalho de análise, oferta e pescam as melhores oportunidades para oferecer aos clientes, inclusive com dicas de negociação. 

Na Imobiliária Novo Lar, já tivemos casos em que o cliente já economizou até 30%, justamente por conta desse trabalho.

Por fim, mas não menos importante, a tranquilidade que você terá ao deixar o trabalho mais burocrático para a imobiliária cuidar também não se paga. 

Contar com esse suporte é fundamental para o sucesso antes, durante e depois da sua compra. 

O momento é favorável

Em razão da pandemia, cidades litorâneas como Capão da Canoa vivem um período de preços nunca antes praticados.

Apartamentos de 2 e 3 dormitórios registram uma redução histórica de até 30% no valor.

Está esperando o quê?

Entre em contato com a Novo Lar e fique por dentro das melhores oportunidades de imóvel em Capão da Canoa. 

Teremos o maior prazer em ajudar você e escolher as melhores opções de custo-benefício. 

Posts relacionados

Deixe um comentário