O que faz um Corretor de Imóveis? Descubra o que você deve exigir do seu

7 minutos para ler

Além de ser responsável por intermediar as negociações, o corretor de imóveis ajuda você a encontrar o imóvel que apresenta o melhor custo benefício.

Também auxilia o comprador a ter mais tranquilidade em relação à famosa “papelada” e ainda alerta para possíveis dores de cabeça, caso o cliente esteja inclinado a escolher um imóvel com problemas.

E antes que você ache que optar por um corretor pode ser muito custoso, nós adiantamos: não é verdade.

O trabalho de análise feito por esse profissional pode não só facilitar a sua vida, mas ajudar você a economizar e fugir de furadas que poderiam causar um prejuízo sem tamanho no pós-compra. 

Afinal, qual é a função de um corretor de imóveis?

Segundo a lei número 12.236, o corretor de imóveis fica responsável por:

  • Checar a veracidade e validades dos documentos do imóvel e do vendedor;
  • Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação;
  • Responder civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador. 

Mais do que isso, o corretor fica responsável por servir de suporte para o cliente do início até a conclusão da transação imobiliária. 

É ele quem acompanha o possível locatário ou comprador nas visitas dos imóveis, aponta os prós e contras e verifica a situação da infraestrutura. 

O corretor também ajuda a cuidar dos detalhes burocráticos e jurídicos que na correria do dia a dia acabariam tirando muito tempo dos clientes.  

:livros: Leia também: 12 perguntas para fazer ao corretor de imóveis

O que é preciso para ser um corretor de imóveis certificado?

Regulamentada no Brasil desde 1962, a profissão de Corretor de Imóveis é regida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).  

Para ser um corretor, portanto, é obrigatório ter o registro nesse órgão e buscar algum tipo de curso de especialização na área imobiliária. 

Hoje existem três tipos de cursos para quem deseja ingressar na área e tirar o registro:

  • Técnico em Transações Imobiliárias (TTI): duração de 6 meses a 2 anos;
  • Tecnólogo em Gestão Imobiliária ou Negócios Imobiliários: duração de 2 anos, em média;
  • Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários: duração de 4 anos.

Importante salientar que esse profissional precisa entender um pouco de áreas jurídica e financeira, afinal ele precisará apoiar o cliente solucionando as principais dúvidas que envolvam esse tipo de transição. 

O site vagas.com também indica que a graduação mais comum dos corretores de imóveis é Adminstração ou Direito, além dos cursos específicos já citados. 

5 motivos para você contar com um corretor na hora de comprar um imóvel

1) Vínculo e confiança

Comprar ou alugar um imóvel não é uma decisão que você toma de uma hora para outra.

É preciso analisar localização, estrutura, valor e pensar também na sua qualidade de vida ao optar por apartamento x ou y. 

Há 12 anos no mercado, o corretor da Imobiliária Novo Lar, Wagner Aresi, explica que o vínculo criado entre corretor e cliente é um ponto fundamental para que o comprador ganhe confiança e se sinta  mais confortável e seguro ao fazer a negociação. 

banner-blog

“O cliente entra em contato, abre o coração, e externa os gostos, a estrutura da família (se tiver) e a condição financeira. A partir dessas informações, nós, corretores, conseguimos fazer um filtro detalhado, oferecer a melhor opção e direcionar o cliente para aquilo que mais se aproxima do que ele esperava”, explica Aresi.

Assinatura Wagner Aresi

2) Segurança jurídica

Uma das grandes vantagens de comprar um imóvel com a ajuda de uma imobiliária e do seu corretor de imóveis é a segurança jurídica e a tranquilidade de que alguém vai resolver a burocracia por você. 

O profissional vai investigar a documentação do negócio e verificar se o imóvel está liberado e se possui matrícula registrada e INSS pago. 

Ou seja: qualquer irregularidade que possa aparecer, o corretor vai alertar e indicar as possíveis saídas para a questão. 

3) Menos estresse

Na correria do dia a dia, tudo o que o comprador não quer na hora de negociar é estresse e incomodação.

Na visão de Fabiano Pioner, corretor de imóveis há 15 anos, o cliente precisa olhar, decidir e fazer o pagamento, deixando o restante para o profissional encaminhar. 

“O corretor conhece o imóvel, tem mais contatos e sabe os caminhos para resolver pequenos detalhes que não estão ao alcance do comprador”, explica Pioner.

Assinatura Fabiano Pioner

4) Economia

Nem todo mundo sabe disso, mas contar com a ajuda de um corretor para fazer a negociação do imóvel pode, sim, gerar uma boa economia.

Isso porque os profissionais sabem bem o que pode dar certo e trabalham diariamente para se atualizar das oportunidades.

“Muitas pessoas chegam na praia e pensam que vão economizar até 4% ao evitar fechar negócio com a imobiliária. O que elas não sabem, porém, é que todo o nosso trabalho de análise e oferta de oportunidades pode proporcionar entre 30% e 40% de ganho”, ressalta o proprietário da imobiliária Novo Lar, Dionatan Raupp.

Assinatura Dionatan Raupp

Fabiano Pioner complementa:

“O corretor sabe convencer o vendedor a chegar no valor desejado ou até inferior ao que o cliente tem disponível. Isso permite uma melhor negociação em termos de valores e condição de pagamento.”

5) Potencial de valorização do imóvel 

Por entender do mercado e observar as movimentações do ramo imobiliário, os corretores podem aconselhar seus clientes sobre a valorização do imóvel.

Para se ter uma ideia, a valorização está apoiada em um tripé baseado em custo-qualidade-utilidade

Justamente por isso não existe uma tabela com números prontos.

Os itens mais levados em consideração, no entanto, são os mais objetivos, como localização do imóvel, características físicas do terreno e da construção, infraestrutura da região e até o atual momento do mercado imobiliário.

Veja também: 5 fatores que mais valorizam imóveis em Capão da Canoa

Segurança para um bom negócio 

Como você pode perceber o que faz um corretor de imóveis é basicamente facilitar a sua vida (presente e futura) na hora de adquirir um imóvel. 

Além de entender as suas prioridades e fazer uma curadoria específica para você não perder tempo, esse profissional garante a segurança necessária para a transação de um bom negócio. 

Se você está buscando um apartamento para comprar ou investir, entre em contato com a sua imobiliária de confiança e conte com a ajuda desses profissionais.

Eles encontrarão não só o melhor preço, como deixarão você tranquilo em relação à burocracia e outros processos importantes para a negociação.  

Posts relacionados

Deixe um comentário