Além de ser responsável por intermediar as negociações, o corretor de imóveis ajuda você a encontrar o imóvel que apresenta o melhor custo benefício.
Também auxilia o comprador a ter mais tranquilidade em relação à famosa “papelada” e ainda alerta para possíveis dores de cabeça, caso o cliente esteja inclinado a escolher um imóvel com problemas.
E antes que você ache que optar por um corretor pode ser muito custoso, nós adiantamos: não é verdade.
O trabalho de análise feito por esse profissional pode não só facilitar a sua vida, mas ajudar você a economizar e fugir de furadas que poderiam causar um prejuízo sem tamanho no pós-compra.
Afinal, qual é a função de um corretor de imóveis?
Segundo a lei número 12.236, o corretor de imóveis fica responsável por:
- Checar a veracidade e validades dos documentos do imóvel e do vendedor;
- Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação;
- Responder civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador.
Mais do que isso, o corretor fica responsável por servir de suporte para o cliente do início até a conclusão da transação imobiliária.
É ele quem acompanha o possível locatário ou comprador nas visitas dos imóveis, aponta os prós e contras e verifica a situação da infraestrutura.
O corretor também ajuda a cuidar dos detalhes burocráticos e jurídicos que na correria do dia a dia acabariam tirando muito tempo dos clientes.
Leia também: 12 perguntas para fazer ao corretor de imóveis
O que é preciso para ser um corretor de imóveis certificado?
Regulamentada no Brasil desde 1962, a profissão de Corretor de Imóveis é regida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Para ser um corretor, portanto, é obrigatório ter o registro nesse órgão e buscar algum tipo de curso de especialização na área imobiliária.
Hoje existem três tipos de cursos para quem deseja ingressar na área e tirar o registro:
- Técnico em Transações Imobiliárias (TTI): duração de 6 meses a 2 anos;
- Tecnólogo em Gestão Imobiliária ou Negócios Imobiliários: duração de 2 anos, em média;
- Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários: duração de 4 anos.
Importante salientar que esse profissional precisa entender um pouco de áreas jurídica e financeira, afinal ele precisará apoiar o cliente solucionando as principais dúvidas que envolvam esse tipo de transição.
O site vagas.com também indica que a graduação mais comum dos corretores de imóveis é Adminstração ou Direito, além dos cursos específicos já citados.
5 motivos para você contar com um corretor na hora de comprar um imóvel
1) Vínculo e confiança
Comprar ou alugar um imóvel não é uma decisão que você toma de uma hora para outra.
É preciso analisar localização, estrutura, valor e pensar também na sua qualidade de vida ao optar por apartamento x ou y.
Há 12 anos no mercado, o corretor da Imobiliária Novo Lar, Wagner Aresi, explica que o vínculo criado entre corretor e cliente é um ponto fundamental para que o comprador ganhe confiança e se sinta mais confortável e seguro ao fazer a negociação.
2) Segurança jurídica
Uma das grandes vantagens de comprar um imóvel com a ajuda de uma imobiliária e do seu corretor de imóveis é a segurança jurídica e a tranquilidade de que alguém vai resolver a burocracia por você.
O profissional vai investigar a documentação do negócio e verificar se o imóvel está liberado e se possui matrícula registrada e INSS pago.
Ou seja: qualquer irregularidade que possa aparecer, o corretor vai alertar e indicar as possíveis saídas para a questão.
3) Menos estresse
Na correria do dia a dia, tudo o que o comprador não quer na hora de negociar é estresse e incomodação.
Na visão de Fabiano Pioner, corretor de imóveis há 15 anos, o cliente precisa olhar, decidir e fazer o pagamento, deixando o restante para o profissional encaminhar.
4) Economia
Nem todo mundo sabe disso, mas contar com a ajuda de um corretor para fazer a negociação do imóvel pode, sim, gerar uma boa economia.
Isso porque os profissionais sabem bem o que pode dar certo e trabalham diariamente para se atualizar das oportunidades.
Fabiano Pioner complementa:
5) Potencial de valorização do imóvel
Por entender do mercado e observar as movimentações do ramo imobiliário, os corretores podem aconselhar seus clientes sobre a valorização do imóvel.
Para se ter uma ideia, a valorização está apoiada em um tripé baseado em custo-qualidade-utilidade.
Justamente por isso não existe uma tabela com números prontos.
Os itens mais levados em consideração, no entanto, são os mais objetivos, como localização do imóvel, características físicas do terreno e da construção, infraestrutura da região e até o atual momento do mercado imobiliário.
Veja também: 5 fatores que mais valorizam imóveis em Capão da Canoa
Segurança para um bom negócio
Como você pode perceber o que faz um corretor de imóveis é basicamente facilitar a sua vida (presente e futura) na hora de adquirir um imóvel.
Além de entender as suas prioridades e fazer uma curadoria específica para você não perder tempo, esse profissional garante a segurança necessária para a transação de um bom negócio.
Se você está buscando um apartamento para comprar ou investir, entre em contato com a sua imobiliária de confiança e conte com a ajuda desses profissionais.
Eles encontrarão não só o melhor preço, como deixarão você tranquilo em relação à burocracia e outros processos importantes para a negociação.