Vale a pena comprar imóvel para reformar e vender? 9 vantagens e desvantagens

10 minutos para ler

Comprar um imóvel para reformar é uma prática bem comum

Isso porque casas e apartamentos que precisam de uma reforma costumam ser oferecidos por preços bem mais vantajosos. 

Além disso, quem pensa em investir no mercado imobiliário pode comprar um imóvel por um preço mais baixo e vender por um valor superior, gerando retorno financeiro em curto e médio prazo.

Mas nem tudo são flores nesta prática. 

Um imóvel muito problemático pode se tornar um prejuízo em vez de um ativo com potencial de lucro, algo que com certeza você não quer encarar, não é mesmo?

Para te ajudar a entender mais sobre a compra de um imóvel para reformar, separamos neste artigo algumas informações bem importantes.

Preparado? Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

O que avaliar ao comprar um imóvel para reformar?

desvantagens de reformar imovel

Antes de explicar para você o que não pode ficar de fora da sua avaliação, vamos pensar sobre o seu objetivo com a compra.

Se a sua intenção é comprar para habitar, lembre-se que serão necessários 2 investimentos: a aquisição do imóvel e a reforma. 

Logo, é preciso avaliar bem o projeto de atualização para saber o custo total da sua moradia (compra e reforma).

Agora, se você pretende reformar para vender, então é preciso levar em consideração os custos de aquisição e reforma para calcular a sua margem de lucro na hora da venda.

Seja qual for seu desejo, vamos apresentar agora os principais fatores que precisam ser avaliados ao comprar um imóvel para reformar. 

1. Estado de conservação

Esse é o aspecto mais importante para sua avaliação. Quanto mais degradado estiver o imóvel, maior será o investimento na reforma. 

Em alguns casos, o valor a ser investido é tão alto que não compensa a compra.

2. Estrutura hidráulica

Os encanamentos da casa são um ponto de atenção importante. 

Problemas como infiltrações exigem a quebra das paredes e possíveis trocas de canos e torneiras, o que pode elevar o custo da reforma e aumentar o tempo de trabalho.

Além da questão do custo, vale a pena avaliar bem o estado das instalações hidráulicas para não ter surpresas após a reforma, como um vazamento que exige a quebra de uma parede que acabou de ser pintada.

3. Estrutura elétrica

imovel para reformar

Assim como acontece com os encanamentos, a parte elétrica do imóvel também deve ser minuciosamente avaliada. Isso é importante para ter segurança no imóvel e evitar problemas como curto-circuitos e incêndios.

Junto com a preocupação de segurança, a avaliação da parte elétrica permite analisar a grossura dos conduítes e a fiação da casa, algo que pode impedir ou dificultar a instalação de aparelhos como ar-condicionado e chuveiros mais potentes. 

Esse tipo de desafio é bem comum em prédios antigos, já que os conduítes e fios usados na época não foram desenvolvidos para fornecer energia para aparelhos de alta potência. 

4. Pintura

Geralmente um imóvel reformado passa por uma nova pintura, contudo, a pintura original permite identificar alguns problemas como infiltrações vindas do teto ou do encanamento. 

5. Portas e janelas

É importante avaliar o estado das portas, janelas e esquadrias. Isso porque esses itens podem encarecer bastante o custo da reforma, caso a troca seja necessária.

6. Pisos

Avalie bem o piso e seu estado de conservação. Em alguns casos, a troca pode ser desnecessária, o que vai deixar o projeto mais barato

Contudo, se o seu desejo é trocar o piso, vale analisar a metragem quadrada para saber qual será o valor investido nessa etapa da reforma.

7. Localização

O local do imóvel impacta o valor de compra antes da reforma e o potencial de retorno após a realização da obra.

Reformar um imóvel debilitado em um bairro nobre é um investimento alto, mas pode gerar excelentes retornos. 

Em contrapartida, reformar uma casa ou apartamento em um bairro com baixa valorização pode fazer com que o investimento aplicado na obra não seja pago na revenda. 

9 vantagens e desvantagens ao comprar um imóvel para reformar

Agora que você já sabe quais são os pontos indispensáveis na avaliação, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel para reformar. 

Vantagens de comprar um imóvel para reformar

Vamos começar pelos pontos positivos.

1. Custo de aquisição

Imóveis que precisam de reforma costumam ser comercializados a preços mais baixos do que imóveis novos

O grau de restauração necessário também serve como um balizador de preço e permite que os valores sejam negociáveis.

2. Customização

customizacao de apartamento

Uma casa ou apartamento reformado fica com a sua cara, então, se o seu desejo é personalizar sua moradia e deixá-la do jeito que você sempre sonhou, vale a pena adquirir um imóvel para reforma.

3. Valorização

Se a sua vontade é investir e obter retorno no mercado imobiliário, então considere a compra de um imóvel que precisa de reforma. 

Uma boa restauração pode impulsionar o valor do imóvel e permitir que você ganhe um bom dinheiro.

banner-blog

4. Materiais de excelência

Casas e apartamentos mais antigos costumam apresentar alguns materiais de construção de qualidade muito superior aos usados nos dias de hoje. 

Isso acontece porque, há algum tempo, o foco das construtoras era na excelência, enquanto hoje o mercado pede custo-benefício.

Não é incomum encontrar imóveis antigos com pisos de mármore ou pedras de alto padrão, portas e acabamentos em madeira de lei, lustres cheios de cristais e vitrais riquíssimos. 

Peças como essas custam muito caro, mas podem ser adquiridas por um preço bem mais baixo quando o imóvel está precisando de reforma. 

5. Oportunidade de pagar menos por uma boa localização

Um imóvel carente de reforma mas situado em um local valorizado se apresenta como uma grande oportunidade para quem deseja comprar sua casa ou apartamento em um bairro nobre, mas não deseja pagar uma fortuna nas plantas novas.

Desvantagens de comprar um imóvel para reformar

Agora vamos aos pontos de atenção para quem deseja se tornar proprietário de uma casa ou apartamento que precisa de reforma.

1. Tempo

Essa é a desvantagem mais óbvia. A reforma precisa de um tempo, então, não será possível se mudar ou vender logo após a compra. 

2. Investimento extra

Além da aquisição, é preciso calcular o investimento com a reforma. 

Se esse cálculo não for bem feito, você corre o risco de se enrolar com dívidas ou de suspender a reforma até ter recursos disponíveis para finalizar o projeto. 

3. Surpresas

Nem sempre o projeto inicial de reforma prevê tudo que o imóvel necessita. Sempre pode haver uma surpresa, que acaba se tornando um gasto inesperado e impacta seu orçamento.

Isso não é uma regra. 

Uma boa avaliação do imóvel permite que o cálculo sobre a reforma seja preciso, contudo, quem compra para reformar precisa estar preparado para surpresas.

4. Administração da reforma

Quem já reformou ou construiu sabe que é preciso encontrar tempo na agenda para visitar a obra, conversar com os pedreiros, encontrar empresas prestadoras de serviços e comprar material de construção.

Se você tem uma rotina muito corrida ou não está disposto a fazer tudo isso, talvez a reforma não seja a melhor escolha. 

Extra: 6 dicas para fazer uma reforma bem sucedida

Se você está decidido que comprar um imóvel para reformar é a sua escolha, então é hora de descobrir algumas dicas para que sua restauração seja bem-sucedida. Acompanhe!

1. Coloque tudo na ponta do lápis

O único jeito de organizar bem seu orçamento é estipulando o custo da reforma. Para isso, faça uma planilha ou projete seus gastos em um caderno. 

Quanto mais preciso forem seus orçamentos, maiores as chances de evitar um descontrole financeiro.

2. Pesquise os prestadores de serviço

Faça orçamentos de serviços com pelo menos 2 ou 3 empresas diferentes

Também vale ficar de olho nas avaliações dessas empresas na internet para entender melhor a qualidade dos serviços prestados.

Lembre-se que o barato pode sair caro, por isso, nem sempre vale optar pelo menor preço. O importante é ter qualidade e bom custo-benefício.

3. Confira os preços dos materiais

Assim como os serviços, é indispensável orçar os materiais da obra em algumas lojas. Isso permite reduzir o custo da obra e até mesmo negociar os preços com os lojistas. 

4. Peça avaliação de um arquiteto ou engenheiro civil

vantagens de reformar imovel

Vale a pena contar com um olhar técnico sobre o imóvel antes da reforma, se possível, antes mesmo da compra

Um arquiteto ou engenheiro pode te ajudar a entender melhor o estado de conservação da casa e o quanto será gasto em um projeto de reforma. 

5. Pense nos seus objetivos na hora de reformar

Se o imóvel for reformado para seu uso, vale a pena investir nos melhores materiais e acabamentos. Se sua intenção é alugar, você pode usar alguns materiais mais baratos para abaixar o custo da obra.

Mas não estamos falando de colocar materiais ruins!

A ideia é que você pode economizar usando produtos mais padronizados em vez de optar por materiais diferenciados.

6. Tenha capital para emergências

Como dissemos, obras às vezes geram imprevistos, que custam dinheiro e tempo. Tenha uma reserva financeira estratégica para que seja possível ampliar um pouco o custo da reforma em caso de imprevisto.

Afinal, vale a pena comprar para reformar?

Infelizmente não existe uma resposta padrão para essa pergunta. 

Tudo depende do estado de conservação do imóvel e do valor que você tem à disposição para compra e restauração.

Em muitos casos, a compra de um imóvel para reformar é uma grande vantagem financeira, e ainda permite que você deixe o local com a sua cara. 

Contudo, quando é necessário fazer muitas melhorias, o custo pode disparar e se equiparar a um imóvel novo. 

Neste caso, talvez seja melhor comprar algo recém construído, concorda?

Mas fica a nossa dica: novo ou para reforma, o imóvel certo para você está aqui na Novo Lar!

Nossos corretores estão prontos para atendê-lo da melhor forma e apresentar casas e apartamentos em Capão da Canoa que vão encantar você e toda a sua família!

Posts relacionados

Deixe um comentário