Criminalidade em Capão da Canoa: Situação atual e por que é considerada exemplo nas práticas contra a violência

8 minutos para ler

Se você está procurando uma casa ou apartamento na praia, com certeza sua intenção é equilibrar conforto, lazer e bem-estar, certo? 

Um dos pontos fundamentais para esse equilíbrio é fugir da violência urbana e escolher áreas urbanas com baixos índices criminais e boas políticas públicas para sanar os principais desafios policiais.

Este é o caso de Capão da Canoa

Nos últimos anos, o município foi capaz de reduzir a quantidade de ocorrências, como roubos a pedestres e assaltos a residências. 

Esse esforço está trazendo excelentes resultados para a região, tanto no que diz respeito à valorização imobiliária quanto nos índices de qualidade de vida dos cidadãos

Quer saber mais sobre o panorama da criminalidade em Capão da Canoa e por que a cidade tem se destacado como uma referência em boas práticas de combate à violência?

Acompanhe:

Como é a criminalidade em Capão da Canoa?

criminalidade capão da canoa

Capão da Canoa é uma cidade relativamente pequena, com cerca de 55 mil habitantes, de acordo com projeções divulgadas no site da prefeitura

A região é agraciada com um relevo plano e próximo ao mar, o que deu origem a 11 diferentes balneários, espalhados por mais de 10 km de orla. 

Ou seja, estamos falando de uma cidade que nasceu para o turismo e ao lazer devido aos “presentes” que a natureza forneceu. 

A grande movimentação de turistas trouxe desafios de segurança. 

Contudo, os governos estadual e municipal somaram forças para reverter essa situação, a fim de fazer de Capão um lugar realmente atrativo para turistas, sem desafios de segurança e com índices criminais controlados. 

Essas mudanças tiveram como missão oferecer uma redução imediata na criminalidade em Capão da Canoa e permitir uma valorização da cidade, tanto perante os turistas (como fator de atração dos mesmos) quanto junto aos moradores, que também desejam melhores condições sociais no município. 

Mudanças recentes surtiram impactos nos índices

Atualmente, Capão da Canoa tem índices criminais muito mais baixos do que os registrados no final da década de 2010. 

A cidade registrou quedas substanciais nas mortes violentas (de 36,1 para 5,6 mortes a cada 100 mil habitantes).

Em 2018, ano em que começou o programa de segurança estadual, Capão registrou 20 homicídios. 

Em 2022, os números são bem menores: apenas 6 casos, o que representa queda de 70% no índice. 

Junto à queda nas taxas de mortes violentas, o município registrou decréscimo de 50,4% para 31% nos casos de roubos veiculares e também nos roubos a pedestres, algo que é muito comum em regiões turísticas. 

De forma resumida, é possível concluir que Capão da Canoa passou por uma grande reformulação nas políticas públicas que visam o combate à violência. 

Os resultados positivos estão sendo sentidos por todos.

A cidade voltou a ter mais vida, os turistas circulam com menos preocupação e há grande cobertura policial, especialmente nas datas de grande movimento e nas regiões mais atingidas pelos problemas de segurança pública. 

Seja nos bairros do Centro ou nas regiões mais distantes, é inegável que nossa querida Capão está cada vez melhor! 

Quer entender como esses resultados foram atingidos? Então não deixe de acompanhar o próximo tópico!

5 razões que explicam porque Capão é considerada exemplo de práticas contra a violência

capão da canoa é segura

1. Programa RS Seguro

A principal razão para a queda da criminalidade em Capão da Canoa foi a inclusão do município no programa estadual conhecido como “RS Seguro”. 

O Governo Estadual selecionou 23 cidades gaúchas (que somam quase metade da população do estado) para aplicar novas políticas públicas visando a queda nos índices de crimes como mortes violentas, roubos e furtos. 

O foco do RS Seguro foi a construção de iniciativas que foram distribuídas por 4 eixos principais: 

  1. Combate à criminalidade;
  2. Construção de novas políticas sociais de prevenção à violência;
  3. Qualificação e ampliação do atendimento ao público;
  4. Políticas públicas de melhoria do sistema prisional. 

Os resultados colhidos foram positivos em todas as regiões que receberam o programa de segurança, algo que pode ser constatado pelas estatísticas emitidas pelo Governo do Estado, dentre elas, destaca-se a preservação de algo em torno de 4 mil vidas. 

2. Melhorias na infraestrutura local

Uma das diretrizes do programa RS Seguro aborda justamente a construção de parcerias entre o poder executivo estadual e municipal. 

Essa proximidade fez com que a prefeitura realizasse investimentos a fim de otimizar o controle à criminalidade, tais como a instalação de câmeras de monitoramento nas regiões mais movimentadas e melhorias na iluminação de praças, parques e locais públicos de alta circulação.

A responsabilidade pelas ações de monitoramento ficou a cargo do Gabinete de Gestão Integrada, que começou a funcionar em 2018. 

Após a criação do gabinete, a equipe iniciou o projeto de monitoramento em Capão, que segue operando até os dias de hoje e conta com 260 câmeras espalhadas pelas regiões mapeadas junto à Brigada Militar e Polícia Civil.

3. Estratégia contra a violência urbana

Uma das grandes conquistas do programa RS Seguro foi a melhoria no planejamento das políticas públicas de segurança pública.

Por meio delas, os municípios puderam atuar lado a lado com o poder executivo estadual para desenvolver ações pontuais – como operações policiais –  e políticas de longo prazo efetivas. 

Esse planejamento envolveu as forças administradas pelo governo do estado, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, e também aquelas que respondem aos municípios, como as guardas municipais. 

A possibilidade de planejar e executar políticas de segurança de forma coordenada foi um dos fatores-chave para a redução da criminalidade em Capão da Canoa. 

4. Acompanhamento dos índices

Todo o trabalho realizado em Capão e nas demais cidades que participaram do programa RS Seguro foi pautado em estatísticas

Os governantes determinaram diretrizes e metas para o combate ao crime e foram capazes de analisar a efetividade do programa por meio desses dados. 

Essa junção de inteligência estratégica, estatística e trabalho em campo fez a diferença para que os resultados colhidos desde 2018 sejam cada vez melhores. 

5. Ampliação e melhoria da Brigada Militar

Junto a todas as iniciativas apresentadas acima, houve também o investimento do governo estadual na melhoria dos equipamentos da Brigada Militar e na ampliação na quantidade de profissionais que fazem parte da corporação.

A BM é protagonista indispensável na melhoria dos índices criminais e precisa estar bem equipada e treinada para resolver situações de delito da melhor forma possível para os cidadãos e para o Estado.

No ano passado, Capão da Canoa recebeu mais uma grande melhoria: uma nova delegacia regional. 

Essa inauguração marcou a mudança na sede da delegacia regional. 

Segundo o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, Capão da Cona foi escolhida como nova sede por ser uma cidade que fica no centro da região conhecida como litoral norte. 

Esse não foi o único investimento estadual na segurança pública nos últimos anos. 

De acordo com o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em 2022 foram injetados mais de 745 milhões de reais em projetos tocados pela Secretaria de Segurança Pública e Justiça Penal em todo o estado. 

Uma cidade segura e agradável para se morar 

Depois de anos combatendo e reduzindo a criminalidade em Capão da Canoa, uma coisa fica clara: a cidade está melhor do que nunca.

Quem visita ou mora em Capão é capaz de perceber que a cidade voltou a ter um clima tranquilo, com aquele ar de interior, mas com toda a infraestrutura de uma cidade turística do litoral.

Moradores e visitantes conseguem aproveitar as melhores praias, caminhar tranquilo pelas ruas e praças e chegar sem medo até suas casas e condomínios. 

Este novo cenário explica porque tanta gente tem procurado a Imobiliária Novo Lar de olho na oportunidade de comprar um imóvel na região. 

Sempre chegam à nossa porta pessoas que se encantam pelas tradições locais, o clima da região e todas as belezas naturais.

E você? 

Já está convencido de que suas próximas férias vão ser em Capão da Canoa? 

Então não perca tempo, entre em contato conosco, venha tomar um café, bater um papo com nossos corretores e descobrir as melhores oportunidades imobiliárias da região!

Posts relacionados

Deixe um comentário