17 pontos turísticos de Porto Alegre: guia completo para montar seu roteiro

12 minutos para ler

Os pontos turísticos de Porto Alegre revelam uma cidade vibrante, cheia de cultura, natureza e atrações para todos os gostos. 

Fundada há 214 anos, Porto Alegre foi a 9ª cidade mais visitadas no Brasil, e não é à toa: nas margens do Guaíba está um município que mistura cultura, paixão pelo futebol, gastronomia regional de alta qualidade e pontos turísticos de tirar o fôlego.

Se você está planejando um roteiro turístico para conhecer melhor a cidade, vale a pena conferir este artigo até o final para conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre. Confira!

⁠1. Arena do Grêmio

Arena do Grêmio é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre
Créditos da foto: Grêmio FC.

A Arena do Grêmio abre a lista por conta da ordem alfabética! Rivalidades futebolísticas à parte, não dá para negar que a Arena é quase um templo do futebol gaúcho e está entre os pontos turísticos de Porto Alegre que mais recebe visitantes. 

Mas não pense que essa movimentação é só por causa das partidas. 

O estádio vai muito além disso e oferece aos turistas a oportunidade de fazer um tour completo para conhecer as instalações, visitar o museu do Grêmio e até tirar uma foto com a ilustre taça da Libertadores da América

As visitas podem ser agendadas diretamente pelo site do clube.

⁠2. Bares/ restaurantes da Av. Nova York

Localizada no bairro Auxiliadora, a Avenida Nova York é um point imperdível para quem aprecia um bom drink e uma noite mais agitada. 

As calçadas da avenida estão repleta de bares e casas noturnas, que fizeram do local uma verdadeira concentração de boêmios e baladeiros em busca de diversão.

Se esse é o seu tipo de programa, a Avenida Nova York vai ser um dos seus pontos turísticos de Porto Alegre favoritos.

Mas atenção: os bares estão mais concentrados na proximidade do cruzamento com a Rua 24 de Outubro. Anote aí para não andar sem necessidade!

⁠3. Beira Rio

Assim como o estádio do seu “co-irmão”, o Beira Rio é um espetáculo à parte pois concentra tudo que os fãs de futebol gostam junto à uma paisagem deslumbrante nas margens do rio Guaíba (inclusive, é por conta da localização que o estádio recebe este nome).

Em suas instalações, os turistas têm a oportunidade de fazer o tour local, conhecer o museu do Internacional e curtir bares e restaurantes estrategicamente posicionados com vista para o Guaíba.

⁠4. Cais Embarcadero

Inaugurado em maio de 2021 e reformado após as enchentes de 2024, o Cais Embarcadero é um complexo com mais de 19 mil metros quadrados localizado entre o Cais Mauá e a Usina do Gasômetro, uma das regiões mais movimentadas e interessantes do Centro Histórico. 

Quem passa por esse ponto turístico de Porto Alegre encontra de tudo um pouco: opções de alimentação, barzinhos, eventos culturais a céu aberto e instalações para praticar esportes.

O acesso ao Embarcadero é bem fácil. Quem vai de carro deve chegar pela Avenida Mauá, após passar pelo pórtico central do Cais do Porto. Para quem vai a pé ou via Uber, o melhor acesso é pela Usina do Gasômetro, que fica na Avenida João Goulart.

O local fica aberto para visitação de terça a domingo, sempre das 11h às 22h30.

⁠5. Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Também conhecida como Igreja Matriz de Nossa Senhora Madre de Deus, é uma estrutura imponente que se destaca em meio às construções do centro histórico. 

Com 80 metros de comprimento e uma cúpula que atinge 65 metros de altura, o local começou a ser construído em 1921, mas só foi totalmente finalizado em meados dos anos 80. 

Com arquitetura que remete às igrejas renascentistas, o interior da Catedral tem mosaicos construídos por especialistas da Academia do Vaticano que mostram a história da Igreja Católica no estado e imagens de mártires e figuras históricas do catolicismo.

Para visitar este importante ponto turístico de Porto Alegre, basta ir ao local entre segunda e sexta-feira, sempre das 08h30 às 19h ou então aos finais de semana entre 08h30 e 12h e de 14h às 19h. 

As missas ocorrem às segundas (18h), terças a sextas (12h10 e 18h), sábados (17h) e domingos (10h e 18h).

A catedral fica localizada na Rua Duque de Caxias, 1047. Acesse o site da Catedral Metropolitana de Porto Alegre ou o instagram para saber mais detalhes.

⁠6. MARGS

O MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) é dono da maior coleção de obras em todo o estado, sendo que muitas delas foram feitas por artistas renomados nos cenários local, nacional e internacional.

A construção histórica respira arte e luxo, com um edifício imponente com vitrais, revestimentos em mármore e muita decoração. 

Atualmente, o acervo do MARGS reúne mais de 5.700 obras de arte, o que faz do museu um dos mais importantes do país!

Se você curte uma exposição ou quer conhecer diversos quadros, esculturas, gravuras, instalações artísticas e muito mais, anote aí: o MARGS fica na Praça da Alfândega no Centro Histórico e abre de terça a domingo das 10h às 19h.

⁠7. Mercado Público de Porto Alegre 

O Mercado Público de Porto Alegre é um dos pontos turísticos mais visitados e frequentados da cidade.
Créditos da foto: Alex Rocha/PMPA.

Localizado dentro de um prédio histórico e tombado como patrimônio da cidade, o Mercado Público Central de Porto Alegre é o mais antigo do Brasil e possui uma estrutura imensa, com mais de 750 pessoas trabalhando diariamente nas bancas de frutas, açougues e armazéns.

Além da estrutura para comprar muitos ingredientes frescos e de alta qualidade, o Mercado Público também oferece ampla estrutura com restaurantes, cafeterias, padarias e bares.

O mercado fica localizado no Centro Histórico no Largo Jornalista Glênio Peres. 

O jeito mais fácil de chegar é via transporte público. Tem ônibus que para na porta e é possível descer na estação “Mercado” do Trensurb. 

⁠8. Orla do Guaiba: um dos pontos turísticos de Porto Alegre mais belos

A Orla do Guaiba é um ponto turístico em Porto Alegre ideal para família e amigos aproveitarem a natureza
Créditos da foto: Omar Freitas. Agência RBS/Zero Hora.

Na orla do Rio Guaíba está o parque urbano, que é praticamente colado ao estádio do Beira-Rio.

A atração tem 3,4 km de extensão e é dividida em três trechos. Todos foram revitalizados, mas o segundo trecho (que é o mais perto do estádio) está passando por novas reformas para ficar ainda melhor.

Artistas locais como Leopoldo Rassier e Yanto Laitano já usaram a cena como inspiração em suas canções. 

Mas o charme do parque vai além do fim de tarde. Basta uma volta em um dia de céu azul para ficar encantado com o local, que oferece uma boa infraestrutura para prática de esportes, além de contar com bares e restaurantes próximos

⁠9. Palácio Piratini 

O Palácio Piratini é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita Porto Alegre. Repleto de arte e história, agrega muita cultura a quem o visita.
Créditos da foto: Leandro Osório. Especial Palácio Piratini.

O Palácio Piratini, além de ser a sede do Governo Estadual, é um dos prédios mais imponentes de Porto Alegre.

O edifício fica no centro histórico e foi inaugurado em 1921, mesmo ano do início da construção da Catedral. 

Com sua arquitetura francesa no estilo Belle Époque, o prédio não impressiona apenas pela importância política, mas também pela riqueza de detalhes artísticos. 

Lá dentro, os turistas podem conferir afrescos, vitrais e esculturas assinadas por renomados artistas, como Aldo Locatelli e Décio Villares. 

Se você gosta de história e quer conhecer mais sobre o Rio Grande do Sul, faça a visita guiada, onde é possível aprender sobre episódios marcantes da política e da cultura gaúcha

O local fica na praça Marechal Deodoro e fica aberto de segunda a sexta-feira, sempre das 08h às 19h.

⁠10. Parcão

O Parcão é ideal para relaxar em meio à natureza, e um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre
Créditos da foto: Prefeitura de Porto Alegre.

Conhecido carinhosamente como Parcão, o Parque Moinhos de Vento é um dos espaços verdes mais charmosos da cidade.

Localizado em um bairro de mesmo nome, o parque é ponto de encontro para quem quer tirar um momento de lazer ao ar livre, praticar esportes ou, como dizem os gaúchos, “lagartear” no sol enquanto toma um chimarrão.

O Parcão é aberto 24h por dia e fica localizado na rua Comendador Caminha s/n.  

⁠11. Parque Germânia

O Parque Germânia (ou parque Alemanha) é um dos espaços de lazer mais interessantes da região norte da cidade. 

Inaugurado em 2006 no bairro Jardim Europa, o parque caiu no gosto dos porto-alegrenses graças à estrutura moderna e bem cuidada, que oferece pistas de caminhada, quadras esportivas, playgrounds, áreas para piquenique e até um lago com fontes.  

Para visitar, basta ir até a Avenida Túlio de Rose, bem próximo ao Shopping Iguatemi. Apesar de ser uma área ao ar livre, o parque recebe visitantes em horários controlados: todos os dias, das 06h às 21h. 

⁠12. Parque Redenção 

O Parque da Redenção é símbolo da vida porto-alegrense e parada obrigatória para quem deseja sentir de perto a energia cultural da cidade.

“Atravessa a Osvaldo Aranha, entra no Parque Farroupilha”. Este verso é um clássico de uma das músicas mais famosas do Rio Grande do Sul e traz como um dos protagonistas justamente o Parque da Redenção, que também é conhecido como Parque Farroupilha.

O local é um cartão postal da cidade e é um verdadeiro ponto de encontro para pessoas de todas as idades e tribos. 

Durante os domingos, o famoso Brique da Redenção atrai turistas e moradores em busca de arte, gastronomia e lazer.

Apesar da música falar sobre atravessar a avenida Osvaldo Aranha, o endereço oficial é outro, portanto, anote aí: Avenida João Pessoa s/n.

13. Pontal do Estaleiro

O pontal do Estaleiro fica às margens do Guaíba e oferece aos turistas um local que combina gastronomia, lazer, eventos e contato com a natureza.

Assim como outras áreas verdes da cidade, o pontal tem atração para todo mundo, mas com um diferencial de concentrar junto ao parque um espaço de eventos, um hotel luxuoso, um shopping e um píer com uma vista avassaladora do Guaíba

14. Praça da Encol 

A Praça Carlos Simão Arnt ou Praça da Encol fica na zona leste da cidade, na avenida Nilópolis.

O apelido Praça da Encol surgiu depois que a antiga construtora de mesmo nome fez uma grande remodelação no terreno, que tem cerca de 26 mil metros quadrados

Para quem gosta de esportes coletivos, a praça é uma excelente pedida, já que oferece quadras poliesportivas, quadras de beach tennis e até cancha de bocha!

⁠15. Praça Japão e Praça Shiga

A Praça Japão é como o bairro da Liberdade em São Paulo: um verdadeiro pedacinho do país do sol nascente. 

O local tem lagos ornamentais, pontes de madeira e jardins inspirados na cultura japonesa, um verdadeiro refúgio de serenidade no meio do ritmo acelerado da capital.

Juntas, as duas praças formam um roteiro cultural único para quem curte a tradição oriental e busca comidas e produtos típicos

16. ⁠Rua dos Andradas

A Rua dos Andradas, popularmente chamada de Rua da Praia, é uma das mais tradicionais e se tornou um ponto turístico de Porto Alegre. 

Assim como muitas das atrações dessa lista, ela também fica localizada no centro histórico, e abriga prédios históricos, lojas, cafés e espaços culturais que contam a história da cidade.

Quem passeia pelas calçadas da Rua dos Andradas faz uma espécie de viagem no tempo. 

De um lado é possível contemplar os edifícios antigos do início do século XX (como o Mercado, o MARGS e a Casa de Cultura Mário Quintana), de outro, ficam as lojas de comércio popular que dão aquela cara de “centrão” e oferecem boas pechinchas. 

17. ⁠Shopping Pontal

O Shopping Pontal é um dos mais novos centros comerciais de Porto Alegre e se destaca pela localização privilegiada, às margens do rio Guaíba. 

Mais do que um shopping, ele funciona como um espaço de convivência, reunindo lojas, cinema, opções gastronômicas e áreas abertas para aproveitar a vista do rio.

O endereço é Avenida Padre Cacique, 2893. O shopping funciona todos os dias, sempre das 10h às 22h. No domingo, a abertura é uma hora mais tarde.

Vale a pena visitar Porto Alegre?

Porto Alegre é um destino vibrante que combina cultura, natureza, gastronomia e paixão futebolística. 

Com mais de 200 anos de história e opções para todos os gostos, vale muito a pena explorar a cidade por pelo menos três dias. 

Posts relacionados

Deixe um comentário